PALHAÇA MAROQUINHA
Pensóloga, Falóloga, Expressóloga
penso, falo e expresso
ONDE BOTEI O MEU NARIZ?
ONDE BOTEI O MEU NARIZ?
OFICINAS E FORMAÇÃO EM PALHAÇARIA COM KARLA CONCÁ
O Módulo 1 de ONDE BOTEI O MEU NARIZ propõe uma investigação prática e teórica da lógica pessoal do riso, uma forma de ver a vida com um olhar mais engraçado olhando para as situações e reações cotidianas que nos são peculiares com menos peso.
A palhaçaria é um encontro com você mesmo, uma busca que toca a alma e que abre um novo olhar, mais generoso, de cada um sobre si próprio. Quem se entrega a esse trabalho deve ter disponibilidade e abertura para identificar seus obstáculos internos e dar uma boa gargalhada deles. A pesquisa da Palhaça e do Palhaço de cada um é um processo de entrega e confiança em si mesmo e um passo no redimensionamento das suas limitações. Ao identificar as suas sombras, você encontra a sua luz e aprende a se amar e respeitar do jeito que se é. A partir dessa consciência você poderá acessar o seu humor sempre que precisar dele.
O objetivo do trabalho é chegar ao núcleo de cada participante e encontrar a sua lógica de humor. Algumas questões permeiam todo o processo do trabalho:
- Onde está o risível em mim?
- O que eu faço que o outro ri?
Sua graça está na sua desgraça!
Duração: 22 a 24 horas
Vagas: Mínimo de 6 e máximo de 8 participantes. O trabalho é desenvolvido com pequenos grupos para garantir a qualidade do trabalho coletivo e individual.
Público alvo: Palhaças, Palhaços, artistas e todas as pessoas interessadas em aprofundar o conhecimento de si mesmas independente de terem uma relação direta com a arte.
Quando ministrado no Rio de Janeiro, o curso possui três professoras na equipe.
Karla Concá conduz a pesquisa individual e coletiva em palhaçaria
Ana Borges conduz a a parte teórica com a aula "História das Mulheres na Palhaçaria"
Rafaela Azevedo conduz o treinamento físico-energético
O Módulo II de ONDE BOTEI O MEU NARIZ? é destinada às pessoas que fizeram o Módulo I e desejam aprofundar a pesquisa sobre sua comicidade pessoal, seu fazer rir, sua Palhaça, seu Palhaço.
A metodologia de trabalho tem por objetivo aprimorar e tornar conscientes as características individuais que promovem o riso, de forma que cada participante tenha o seu “banco de dados do engraçado” e reconheça os mecanismos espontâneos, autênticos, que nas ações consigo mesmo e com o outro, com o público, fazem rir. Aprofunda-se a descoberta do próprio ridículo, do rir de si mesmo e aprimora-se a generosidade para compartilhar esse prazer com a audiência.
Nesse Módulo é introduzido nos exercícios o uso da máscara (nariz vermelho), os participantes pesquisam e identificam traços de personalidade do seu cômico, pesquisam estados, repertórios gestuais e verbais a partir do exercício do lúdico, do poético, do criativo, da espontaneidade, da concentração, da imaginação, da relação com o outro, do bom humor, da aceitação do erro em jogos individuais e coletivos. O módulo também inicia e orienta a pesquisa de figurino de cada participante.
A oficina potencializa a capacidade para ressignificar o cotidiano e as experiências de cada um, em especial o bem estar de experimentar e se permitir o erro, favorecendo e aceitando o riso que essas situações propiciam. Pela ótica do riso, se potencializa a capacidade de viver com mais leveza.
"Ver a vida com um olhar mais engraçado, olhar para as situações cotidianas com menos peso, e compreender que Palhaças e Palhaços tem como função dar ao público, por meio do riso, um alivio diário. Somos fracassos transformados em glória. Por isso somos necessários" - Karla Concá.
Duração: 22 a 24 horas
Vagas: Mínimo de 6 e máximo de 8 participantes. O trabalho é desenvolvido com pequenos grupos para garantir a qualidade do trabalho coletivo e individual.
Público alvo: participantes de oficinas do Módulo I. OBS: Há possibilidade de participação de palhaças e palhaços profissionais que não tenham passado pela oficina iniciante. Para tal, deverão encaminhar curriculum e carta de intenção com antecedência e conversar com a facilitadora.
Quando ministrado no Rio de Janeiro, esse módulo conta a participação de Daniela Piveta com uma vivência de respiração ovariana.
O Módulo III de ONDE BOTEI O MEU NARIZ? é destinada às pessoas que fizeram os Módulos I e II e desejam desenvolver uma cena individual ou em dupla, de até dez minutos de duração.
A metodologia de trabalho parte dos registros mais potentes dos Módulos I e II que cada participante traz no seu banco dedos do engraçado. Os argumentos e assuntos que surgiram como de interesse do participante são explorados e estruturados em dramaturgia cômica, explorando os melhores aspectos risíveis de cada participante.
Duração: 30 horas
Vagas: Mínimo de 6 e máximo de 8 participantes. O trabalho é desenvolvido com pequenos grupos para garantir a qualidade do trabalho coletivo e individual.
Público alvo: participantes de oficinas dos Módulos I e II
MÓDULO I - INICIAÇÃO
MÓDULO II - APROFUNDAMENTO
MÓDULO III - CENAS

KARLA CONCÁ
Karla Concá é Palhaça, atriz e diretora. Sócia fundadora do grupo “As Marias da Graça”, primeiro grupo de mulheres palhaças do Brasil, fundado em 1991 e atuante há 27 anos, no cenário artístico do país e do mundo. Formada em Artes Cênicas pela Cal – Casa das Artes de Laranjeiras do Rio de Janeiro. Conduz oficinas de formação de palhaças e palhaços e assina a direção de seis espetáculos de palhaçaria feminina. É curadora, produtora e realizadora, junto com as demais integrantes do grupo“As Marias da Graça” do Esse Monte de Mulher Palhaça, Festival de Comicidade Feminina realizado bienalmente no Rio de Janeiro. O Festival inspirou a criação de outras iniciativas do gênero contribuindo para a disseminação da mulher palhaça no Brasil. Possui dois artigos publicados em parceria com Ana Borges sobre temas que discutem a mulher na palhaçaria.





