PALHAÇA MAROQUINHA
Pensóloga, Falóloga, Expressóloga
penso, falo e expresso
SOBRE
PALHAÇA MAROQUINHA é resultado de um processo de pesquisa que começou em 2010, com oficinas e cursos livres de palhaçaria e contação de histórias frequentados por Ana Borges no Rio de Janeiro. Do objetivo inicial de reconectar-se a atividades lúdicas veio o desejo e o investimento na profissionalização o que levou a uma mudança radical de trajetória profissional dessa brasileira-portuguesa que tem por paixão explorar o mundo, desbravar novas culturas, se surpreender com pessoas e perspectivas, aprender. As abordagens e questionamentos propostos pela Palhaça Maroquinha possuem inspiração no cotidiano e na estrutura cultural, social e política da nossa sociedade.
MAROQUINHA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS é o canal de produção, promoção, divulgação e comercialização dos produtos e iniciativas artísticas da Palhaça Maroquinha (espetáculos, cenas e intervenções), das atividades de Ana Borges (palestras, conferências, debates, oficinas, pesquisa, sistematização de metodologias artísticas e arte-educativas, avaliação de projetos e condução de seções de Yoga do Riso) e de projetos parceiros (como as oficinas de formação de Karla Concá).
ANA BORGES é atriz, palhaça e pesquisadora. Cursou a CAL - Casa de Artes de Laranjeiras, é Bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO, e participou de oficinas de formação no Brasil e no exterior. Antes de dedicar-se às artes trabalhou por cerca de 20 anos na área corporativa com projetos de comunicação, marketing e responsabilidade social. É originariamente graduada em Comunicação Social, Mestre em Administração Pública e Doutora em Engenharia de Produção. Atualmente direciona sua experiência e conhecimento para a pesquisa sobre a mulher na palhaçaria e condicionantes da palhaçaria feminina no Brasil.

ANA BORGES
Brasileira, portuguesa, atriz, palhaça, pesquisadora, desbravadora, empreendedora e feliz.
Foto: Jaqueline Durans

ESPETÁCULO E CENAS
"Para ser o que você quer ser você precisa fazer aquilo que é necessário fazer para ser o que você quer ser. Entendeu?" A gente te explica.
Foto: Matheus Assunção

OFICINA
Subjetividades na relação com cada trajetória e interesses: sempre novas e improváveis descobertas.
Foto: Jacqueline Duran

Saídas e intervenções
Foto: Viviane Rodrigues

MUITO MAIS
Pesquisas, artigos acadêmicos, debates, palestras e conferências.
Foto: José Joaquim Andrada